O temor de qualquer adulto são os boletos, ainda mais quando os custos são variáveis devido as tarifas e impostos, como a energia elétrica com as bandeiras tarifárias que podem até dobrar o valor da fatura.
Você já ouviu falar em decoração econômica? Este conceito tornou-se imperativo para um lar mais acessível e sustentável, por isso vamos te mostrar algumas dicas para você ajustar seu ambiente e gastar menos energia.

1) Invista em lâmpadas certas
Acredito que você não usa mais aquelas velhas lâmpadas incandescentes. As melhores com certeza são as de LED, pois iluminam mais, consomem bem menos e têm durabilidade muito maior.

2) Use cores claras
Opte por cores claras nas paredes e no teto isso ajuda a refletir a luz natural que entra pelas janelas. Assim os ambientes permanecem mais claros por mais tempo, ajudando a gastar menos energia. Se gostar de cores quentes, escolha apenas uma parede para isso.

3) Aposte na iluminação natural
Além de ser mais saudável, a presença de portas, janelas e claraboias favorecem a ventilação tornando o ar condicionado até dispensável em alguns casos, mas diminui bastante o uso de iluminação artificial.

4) Fotocélulas em áreas externas
As células fotoelétricas acendem apenas à noite, quando a sombra as alcança, por isso ajudam a economizar energia em casa.

5) Evite deixar aparelhos eletrônicos em Stand by
Você sabia que mesmo desligados, aparelhos eletrônicos em stand by podem representar um custo de até 12%.

6) Racionalize o uso de chuveiro, máquina de lavar e ferro elétrico
Evite usar esses aparelhos, considerados de alto consumo, nos horários de pico. O consumo é maior e eles acabam puxando ainda mais, fazendo o reloginho andar mais depressa. O chuveiro elétrico gasta mais entre 18h e 21h, quando a maioria das pessoas chega do trabalho.

7) Regule o modo da sua geladeira de acordo com a estação
No inverno por exemplo a geladeira não precisa ficar no máximo, ajuste de acordo com a temperatura ambiente.

8) Os opostos ficam distantes
Quando falamos em economia, fogão e geladeira precisam ficar distantes, pois estes eletrodomésticos podem interferir no consumo de energia devido a diferença de temperaturas.

9) Tire os aparelhos da tomada
Se for utiliza-los apenas no dia seguinte, tire-os da tomada.

10) Espelho, espelho meu
Além de ampliar os ambientes os espelhos funcionam como refletores propagando a iluminação natural pelo local.

11) Instale temporizadores
Em lugares pouco movimentados faça o uso dos temporizadores de movimento, assim você evita de esquecer as luzes acesas.

12) Aproveite a maior fonte de energia do mundo
Se você quer economizar de vez esta é a melhor opção. Além de ser considerado um ótimo investimento pelo retorno rápido, você terá a tão almejada liberdade energética. Com durabilidade de aproximadamente 25 anos e ainda agrega valor ao seu imóvel.

Agora que você já tem uma noção do que a decoração econômica pode fazer por você, adote essas medidas economize muito, ajude nosso planeta e seu bolso.